da filosofia à ficção, retratando a realidade
comentar
publicado por santissimatrindade, em 01.08.08 às 02:59link do post | favorito

 

Do Romance para o grande ecrã

A longa que vou sugerir esta semana vem da República Checa e Chama-se Obsluhoval jsem anglického krále ou I Served the King of England,  a cargo do actor e realizador Jirí Menzel, que em 1966 consegui um Oscar para o seu filme Closely Watched Trains, sendo considerado um dos grandes nomes do cinema checo.

Baseado no romance com o mesmo nome do escritor checo Bohumil Hrabal, uma visão satírica e dramática da Europa na primeira metade do sec. XX. É narrada a história de Jan Dite (Oldrich Kaiser e Ivan Barnev), um homem bastante ambicioso, cuja ânsia de vida é tornar-se milionário, e ter sucesso como hoteleiro. O filme começa em meados dos anos 20 estendendo-se até ao meados de 60, fazendo um retrato da sociedade boémia de praga antes, durante e pós Segunda Guerra mundial, altura em que Jan sai da cadeia, onde cumpriu pena por ter colaborado com os nazistas quando eles ocuparam a Ex -Tchecoslováquia.

Jirí Menzel consegue reportar o romance para o cinema com um  certo encanto visual e dramatico com traços de humor, recontando a sua história. Por vezes,  parece surrealista o que apura ainda mais os nossos sentidos, tanto a omnisciência do actor principal, como afirmações e questões filosóficas, levando-nos a crer que estamos perante uma obra rara, que nos relata uma Europa efeverscente, nas suas radicais mudanças ideológicas, aproximando-se bastante da realidade. O conceito narrativo está a anos-luz de distância do típico americano, sendo completamente europeu.

Um filme sobretudo sobre o poder do dinheiro e a ostentação, e todos os vícios que este envolvia na década de 20 e 30, que ao mesmo tempo faz uma reflexão sobre a vida do protagonista. É uma história que decerto tinha que ser contada.
 

tags:
o meu ego está:

mais sobre mim
Agosto 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

11
12
13
14
15
16

17
19
21
22
23

24
25
26
27
29
30

31


pesquisar no santissima
 
blogs SAPO