da filosofia à ficção, retratando a realidade
comentar
publicado por santissimatrindade, em 03.06.08 às 16:26link do post | favorito




 

Crimes ao sabor da lógica

Alex De La Iglesia é natural de Bilbao e graduado em Filosofia, sempre foi um dos meus realizadores favoritos, presenteando-nos com obras como El Dia De Bestia, Acción Mutante, La Comunidad e Crimen Ferpecto, filmes que sempre marcaram os festivais por onde passaram, dando a Alex o estatuto de realizador de culto, admirado por muitos (Tarantino, Almodóvar), que eu recomendo a qualquer um.

Agora e pela primeira vez o cineasta vai realizar um filme em inglês. The Oxford Murderes, baseado na obra premiada do escritor argentino Guilermo Martinez com o mesmo nome. Ambientado em Oxford, desenrolando uma trama de suspense, mistério e assassinato ao bom estilo dos romances policiais de Agatha Christie e Arthur Conan-Doyle. O filme começa com o 1º daquele que será uma serie de assassinatos, espalhando o mistério entre o espectador e as personagens envolventes e aliando o mistério á lógica e matemática.

As prestações do elenco e a fotografia são perfeitas. O filme conta com a presença de John Hurt (Arthur Seldom), um matemático com uma personalidade e com um poder de argumentação e persuasão surpreendente, e Elijah Wood (Martin) um estudante americano que vem fazer uma tese sobre Seldom, que fica intrigado com o assassinato da sua nova inquilina. A dupla funciona perfeitamente neste romance policial, os discursos de Hurt soam como música para os nossos ouvidos, e Wood prova mais uma vez que já não é nenhum menino, neste filme carregado de mistério, camuflado pela lógica e pelo acaso, e capaz de nos trocar as voltas desde o primeiro até ao ultimo instante.

É um filme que capaz de enganar e seduzir o espectador vezes sem conta, fazendo-nos lembrar de clássicos como Poirot, ou Sherlock Holmes, tudo retratado com a filosofia da lógica e matemática num ambiente enigmático, audacioso e cruel .
 

tags:
o meu ego está:

mais sobre mim
Junho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
14

15
17
18
19
20
21

22
23
26
27
28

29


pesquisar no santissima
 
blogs SAPO