da filosofia à ficção, retratando a realidade
comentar
publicado por santissimatrindade, em 24.05.08 às 03:03link do post | favorito

 

Mesmo correndo o risco de coincidir com certos movimentos revivalistas do momento, sugerimos uma passagem pela cultura francesa do início dos anos  70 - pós Maio de 68 - através da leitura do romance de Robert Alley “O último tango em Paris” e posterior visionamento do filme de Bernardo Bertolucci no qual foi inspirado. Trata-se de um daqueles casos em que um filme inspira um livro.
Em 1973, o filme com Marlon Brando e Maria Schneider, provocou ondas de indignação nos sectores mais conservadores da sociedade europeia, chegando mesmo a ser proibida a sua exibição em alguns paises dos quais se inclui o Portugal do ainda estado-novo.

Numa França cuja juventude gritava pela remodelação de todos os valores herdados numa nova atitude face ao conceito de liberdade, "O último tango em Paris” cai como pedra no charco de um conservadorismo cada vez mais ameaçado. A inquietação provocada por este filme prende-se á primeira vista com o seu conteudo erótico, de onde se destaca a famosa cena da manteiga, no entanto, nós na santíssima trindade, temos outra opinião. O filme convida-nos á dissecação das imperceptiveis e intrincadas pulsões que estão na base do processo de desejar o outro. O que é que está a actuar em nós quando nos sentimos atraidos sexualmente por alguém? Porque é que Janne deixa de desejar Paul quando este se lhe revela tal qual é, um homem falhado e sem destino no peso agora visivel de uma meia idade decadente, viuvo por suicidio?

No fundo o filme é uma provocação ás ideias feitas sobre a relação entre o amor e o sexo, é o confronto com o preconceito cómodo da suposição de uma supremacia ontológica do amor sobre o sexo e da subordinação deste a mera expressão daquele, concepção segundo a qual se baseia toda a cultura judaico-cristã e na qual assenta muito bom casamento.

Nós por cá, estamos noutra…

Leiam o livro, vejam o filme e escrevam para discutir.


mais sobre mim
Maio 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
14
15
16
17

18
19
20
23

25
29
30
31


pesquisar no santissima
 
blogs SAPO