da filosofia à ficção, retratando a realidade
comentar
publicado por santissimatrindade, em 21.05.08 às 14:19link do post | favorito




Animação autobiográfica e realista


Persepolis é a história de uma criança que cresceu no Irão durante a revolução islâmica. É um registo autobiográfico de Marjane Satrapi que deu origem a 4 livros de banda desenhada. Agora é apresentada em forma de longa-metragem de animação. Realizado pela autora da obra e Vincent Paronnaud, Persepolis tem um argumento inteligente e realista, é apresentado sob forma de desenho animado ultrapassado (ao estilo anos 70), polido com um toque alternativo que sem dúvida o transformam num filme de culto e nos melhores filmes de animação de sempre. Participou em vários festivais de cinema arrecadando prémios e deixando sempre a marca, foi inclusivé nomeado para o Óscar de melhor filme de animação que perdeu para Ratatoille.

A destruição da esperança de um povo vista pelos olhos de uma miúda de 9 anos de idade, a tomada do poder pelos fundamentalistas, as mulheres forçadas a usar o véu, prisão de milhares de inocentes. Apesar de toda a repressão, Marjane consegue descobrir um pouco de cultura punk (proibida) como Iron Maiden, Abba, Michael Jackson, etc. Durante a guerra com o Iraque, e também temendo pela sua rebeldia os pais mandam-na estudar para a Áustria onde é confundida com o fundamentalismo religioso a que fugiu do seu país, entre outros episodeos marcantes.

Um filme astuto, comovente, cheio de humor sobre a imperícia, a intolerância e a força de pessoas que continuam numa a luta pela diferença e pela liberdade. Existem filmes que marcam a diferença, este é sem dúvida um deles.

Quanto á sua estreia para breve ainda não esta agendada, de qualquer modo há sempre maneira de ver o cinema que queremos, recomendo a 100%. Comova-se e surpreenda-se com esta magnifica história.

tags:
o meu ego está:

mais sobre mim
Maio 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
14
15
16
17

18
19
20
23

25
29
30
31


pesquisar no santissima
 
blogs SAPO