da filosofia à ficção, retratando a realidade
comentar
publicado por santissimatrindade, em 13.05.08 às 01:10link do post | favorito

 

Da matemática ao mistério.


O Fantasporto de este ano teve cinema espanhol em peso que detonou completamente na atribuição de prémios. Um dele foi La Habitacion de Fermat (O enigma de Fermat) que  arrecadou o Méliès D’Argent na Semana dos realizadores e melhor argumento na Secção Oficial Cinema Fantástico.
Argumento e realização a cargo da dupla Luis Piedrahita e Rodrigo Sopeña, vinda do mundo televisivo e que se estreia pela primeira vez no cinema com este fantástico puzzle repleto de matemática.

La Habitacion de Fermat parte de uma premissa nada complexa: ao responder certo a uma carta (enigma), quatro matemáticos são convidados para irem passar o fim-de-semana a tentar resolver ao que o enigmático Fermat, autor da carta, chama “o maior mistério matemático de sempre”. Chegados ao ponto de encontro os matemáticos descobrem que estão encurralados numa sala onde as paredes começam a encolher em função do tempo de resposta que demoram a resolver os enigmas que lhes são enviados por PDA. A cada instante que passa começam a aperceber-se que existem elos de ligação entre eles, mas o que terão em comum?!.
Ainda que nos recorde de Cube e Hipercube, é apenas momentâneo pois a repercussão deste é bem diferente, coincidências, traições e a rotação ou reviravolta final tornam este filme delicioso. O Argumento incorpora a matemática reforçando o ambiente de mistério que ao longo do filme joga com as personagens e com o espectador quer ele goste ou não de matemática.

A dupla decidiu arriscar ao fazer um triller misterioso onde a matemática seria o epicentro, mas a receita soa muito bem, a ponto de estimular o espectador a entregar-se e ceder á matemática, até porque está presente em tudo que nos rodeia. O filme torna-se numa espécie de exercício mental bastante cativante e o mistério acompanha o filme em grande parte tornando-o intrigante. E apesar de no filme notarmos que falta polir algumas arestas, o trabalho da dupla tem que ser reconhecido. e cá eu fico a aguardar o próximo filme.

Recomendo mesmo…
Em estreia  esta semana.
 


mais sobre mim
Maio 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
14
15
16
17

18
19
20
23

25
29
30
31


pesquisar no santissima
 
blogs SAPO