da filosofia à ficção, retratando a realidade
comentar
publicado por santissimatrindade, em 02.01.09 às 11:33link do post | favorito



Boyle no seu melhor

Danny Boyle é na minha opinião um dos cineastas mais complexos e originais da actualidade.
Na sua obra encontramos relíquias como o frenético Trainspoting (1996), uma overdose em estado de filme, hoje considerado um dos melhores filmes de culto de sempre. Em 2003 realizou o apocalíptico 28 Dias Depois, um thriller de apocalíptico  ambientado em Londres carregado de sensibilidade e horror. Encantou com a magia de um conto fantástico em Milions (2004) e o poder humano do sublime Sunshine (2007).

Em 2008 Boyle volta a cativar os cinéfilos com a produção independente Slumdog Milionaire, filmado e passado em  Bombai na Índia, co-realizado juntamente com Loveleen Tandan.  O argumento a cargo de  Simon Beaufoy, que fez uma adaptação livre de "Q&A: A novel", de Vikas Swarup.
Slumdog Milionaire foi considerada a melhor longa-metragem de 2008 pela Associação Nacional de Críticos dos Estados Unidos, no total já arrecadou com 17 prémios, e está na lista dos aspirantes aos Óscares 2009. A academia a render-se aos encantos do cinema alternativo.

A sinopse: Slumdog Milionaire conta-nos a história de Jamal Malik, um jovem pobre com pouca instrução oriundo das slums (favelas) de Bombai, que pretendendo reconquistar um amor de infância, participa na  versão indiana do Quem quer ser milionário. Jamal surpreender todos ao acertar todas as questões, algo que vai questionar a sua honestidade, acabando por revisitar episódios marcantes do passado e para provar que sabia as respostas.

Uma história fantástica, com um ponto de partida brutal que nos coloca automaticamente dentro trama, alternado com o presente e analepses do passado de Jamal. O filme é uma explosão visual muito rica em todos os sentidos. Deliberado por um contraste chocante e real, sendo também astuto e divertido. Carregado de uma beleza que todavia arrasta um rasto de miséria, confrontando-nos com uma realidade que retrata bem uma das faces da Índia.
O enquadramento dos planos e a  fotografia são fenomenais, acompanhada em sintonia com uma  banda sonora sempre de muito bom gosto, ao qual Boyle nos habituou, algo simplesmente fora de serie e que irá ficar no ouvido de muita gente.

Boyle conseguiu conjugar e reunir  neste filme elementos como:   trama, drama, realidade chocante, conto, triller, acção e romance, aspectos que sem duvida fazem de Slumdog Milionaire um dos filmes mais complexos dos últimos anos.  
O elenco é discreto e com excelente desempenho quase todos os actores são indianos ou com descendências, destacando-se Dev Patel (Jamal) pelo seu empenho e protagonismo, uma cara que já tínhamos visto na serie britânica Skins.
Um filme  europeu com um toque Bollywood,   revestido com toda a essência do realizador.


 

tags:
o meu ego está:

Bárbara Gama a 26 de Abril de 2009 às 23:47
Jamal Malik is one question away from winning 20 million rupees. How did he do it?
A:He cheated
B:He's lucky
C:He's a genius
D: It is destiny

Muito boa descrição, grande filme, encantador.



mais sobre mim
Janeiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
15
16
17

18
19
20
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


pesquisar no santissima
 
blogs SAPO