da filosofia à ficção, retratando a realidade
comentar
publicado por santissimatrindade, em 05.12.08 às 00:27link do post | favorito


A obra-prima do ano

Em Abril de 2008 ao visitar o portal de cinema espanhol aullidos.com, li um artigo que anunciava a estreia de Los cronocrimenes em Espanha a 26 Junho de 2008. A notícia deixou-me em pulgas, já que era um dos filmes que mais esperava este ano, mas por cá nem sinal dele. Felizmente já tive oportunidade de o ver  sendo indscrítivel o impacto que a obra teve em mim.

Los cronocrimenes arrasou festivais por todo o mundo, arrecadando prémios no Amsterdam Fantastic Film Festival, Fant-Asia Film Festival, Philadelphia Film Festival, Sundance entre outros. Trata-se da primeira longa-metragem de Nacho Vigalondo o mesmo que nos trouxe a curta 7:35 de la mañana.  Nacho realizou, escreveu o argumento e também é actor no filme (o cientista).

Sinopse: Um homem (Hector) entra acidentalmente numa máquina do tempo, voltando 1 hora antes. De repente vê-se a ele próprio à uma hora atrás dando inicio a uma trama.

Los cronocrimenes consagra mais uma vez o cinema espanhol, com um argumento simplesmente genial, simples mas de uma complexidade absoluta, com substância.Está perfeito, sem falhas e com arrestas lapidadas ao pormenor, reanimando o conceito de viagem no tempo. O filme é tão bom que o raio dos americanos já compraram os direitos deste, estando neste momento a ser por estes preparado um remake cujo nome é  Timecrimes. O remake, que não estará a cargo de Nacho Vigalondo, dado que este se deu ao luxo de recusar, afirmando que não fazia sentido fazer o mesmo filme novamente. Há rumores de que a escrita do argumento ficará a cargo de Alfonso Cuarón,esperemos que os americanos não metam água como é costume.

Eu adorei o filme, o enredo é fantástico e acompanhado por uma banda sonora tanto caricata como aterradora. Trata-se de um filme muito inteligente, cheio de pormenores significativos e com a sombra de algum sentido de humor. Los Cronocrimenes tranforma-se num triller de ficção científica cheio de tensão, levando o espectador a montar um excelente quebra-cabeças. O projecto não é nada audacioso mas funciona na perfeição, para fazer ver a muita gente como com pouco se faz muito. Los Cronocrimenes é resposta à pergunta: Como se mete no charco o blockbuster americano?.
A obra-prima de Nacho Vigalondo .
Uma das melhores experiencia de cinema que tive até hoje.


Curiosidade : Los cronocrimenes  el juego
 



Para promoção do filme foi lançado um jogo online  Los cronocrimenes , com conteúdo exclusivo . Era um jogo muito curioso repleto de pistas e quebra-cabeças que ajudou o filme a tornar-se num filme de culto. E no qual eu também perdi algumas noites, uma experiência e tanto cronocrimenes.com.

tags:
o meu ego está:

mais sobre mim
Dezembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

14
15
16
17
18
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


pesquisar no santissima
 
blogs SAPO