da filosofia à ficção, retratando a realidade
comentar
publicado por santissimatrindade, em 03.10.08 às 20:24link do post | favorito



Retrato do malando carioca


Ódique? é a primeira longa metragem de Felipe Joffily e escrito por Guga Coelho.
Joffily  é formado em comunicação social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e em cinema pela New York University (NYU) School of Film, Vídeo and Broadcasting. Enquanto esteve em Nova Iorque realizou e produziu duas curtas “Next Stop” e “You know what im talking about”, e realizou outra no Brasil “Cana”. Entretanto esteve a frente de projectos televisivos, até que se estreia no cinema com Ódique?, que lhe deu o prémio de melhor filme e melhor realizador no Festival Internacional de Cinema de Nova Iorque.
 
Três amigos de classe média precisam arranjar dinheiro para passar o carnaval na Bahia. Com a ajuda de um amigo de classe alta acabam por se envolver numa noite de roubo e rapto, entre outras surpresas.

Ódique? é um filme que retrata personagens asquerosas , insuportáveis e de carácter duvidoso, algo não muito longe da realidade carioca, num ambiente de drama crime e comédia.
Começa por nos apresentar as personagens do elenco central ao som de uma música muito irónica, com uma linguagem cheia de gíria e filmagem frenética para nos habituar ao chão que vamos pisar ao longo da história, e ir então ao ponto central do argumento, como arranjar dinheiro para o carnaval?.

No decorrer do filme somos confrontados com momentos fortes e de tensão, como outras vezes somos deparados com situações divertidas, irónicas, hilariantes ou mesmo despropositadas (no bom sentido), o que torna o filme completamente instável e desconcertante.
 
 O elenco central do filme é de se destacar, principalmente pelo comportamento de animal que têm não só uns com os outros, mas também pela maneira como se referem, tratam e comportam com o mundo exterior, fazendo um retrato do malandro carioca cujo lema é “se dar bem” a qualquer custo e o resto que se lixe, esquecendo a palavra limite, algo que contrasta bastante com a realidade do Rio de Janeiro.

No final temos a chave, o que ainda contrasta mais a falta de carácter destes malandros.
 

tags:
o meu ego está:

mais sobre mim
Outubro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
28
30
31


pesquisar no santissima
 
blogs SAPO