da filosofia à ficção, retratando a realidade
comentar
publicado por santissimatrindade, em 15.09.08 às 03:37link do post | favorito

 

Conhecendo a alma Humana

Shi-Zheng Chen é um  encenador de teatro chinês, colabora igualmente com  opera  tradicional chinesa.  Bastante conceituado na china como tal,  teve a sua primeira experiência no cinema em 2005 como actor no Filme Tree Times, um drama que retrata três histórias em diferentes épocas (1911,1966 e 2005).
Dark Matter é o filme de estreia como realizador, e foi Vencedor do prémio Alfred P. Sloan no Festival de Sundance em 2007.

Inspirado numa tragédia verídica ocorrida nos meandros da ciência em 1991, Dark Matter é uma co-produção da China com os E.U.A., conta a história de um estudante universitário,  Liu Xing (Liu Ye) chinês que ganha uma bolsa na universidade de Valley State ,  juntando-se ao grupo de Cosmologia  liderado pelo seu ídolo Jacob Reiser  afim de criar um modelo sobre a origem do universo,  baseado na teoria de Reiser.  Xing , durante as suas investigações, é arrebatado para as questões sobre a matéria negra vendo nesta,  a principal chave sobre a origem do universo. Ficando cada vez mais obcecado com o tema e com um possível Nobel, que lhe é negado devido a política da universidade e á incerteza sobre a matéria negra, acaba por ser autor de uma tragédia.

Dark Matter começa sereno e cheio de energia positiva, simbolizada pelo Tai-Chi, explodindo completamente no final. Enquanto a história vai decorrendo somos deparados com várias metáforas, Terra, Água, Madeira, Fogo, etc., que simbolizam o estado de espírito da personagem principal ( Xing) ás quais a fotografia notável e autentica se molda.  A evolução do argumento é pura e constantemente embelezada pelas cartas que Xing escreve para os seus pais, cheias de sentimentos inocentes e fraternais, criando cada vez mais empatia entre o protagonista e o espectador. Um filme que aborda sobretudo a personalidade do ser humano e a maneira como esta se pode inverter de um momento para o outro com um simples flash.
No elenco é destacável a interpretação do actor principal (Liu Ye) e Joanna (Meryl Streep) uma personagem muito importante no filme a ponte entre a cultura americana e a cultura chinesa da qual ela é grande adepta. Joanna funciona como um espelho que nos dá a conhecer o lado poético e sensível do protagonista.

Dark Matter é uma tragédia contada num ambiente de drama esperançoso e com enquadramentos visuais cheios de metáforas e mensagens filosóficas. A matéria negra foi há pouco tempo comprovada quando durante anos não passou de uma arrojada teoria.
 

tags:
o meu ego está:

mais sobre mim
Setembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
11
12
13

14
16
19
20

22
23
24
25
26
27

28
29
30


pesquisar no santissima
 
blogs SAPO